HTTP 409 – Conflito (Conflict)

Descrição e razões para o erro ocorrer:

O servidor web considera que a solicitação enviada pelo cliente (como um navegador ou robô CheckUpDown) não pode ser concluída porque está em conflito com algumas regras já estabelecidas.

Exemplo: Tentar fazer upload de um arquivo mais antigo que o já existente no servidor, resultando em um conflito de controle de versão.

Erros 409 no Ciclo HTTP:

Quando um cliente (como um navegador de rede) se comunica com um servidor web, ele segue estas etapas:

  1. Obter um endereço IP:

    • Converter o nome do site (URL sem ‘http://’) em um endereço IP usando servidores de nomes de domínio (DNS).

  2. Abrir uma conexão de soquete IP:

    • Estabelecer uma conexão com o endereço IP obtido.

  3. Enviar dados HTTP:

    • Escrever e enviar um fluxo de dados HTTP através dessa conexão.

  4. Receber dados HTTP:

    • Receber a resposta do servidor web contendo códigos de status e outras informações úteis.

O erro HTTP 409 ocorre na etapa final, quando o cliente recebe um código de status HTTP que ele reconhece como ‘409’.

Como resolver?

  1. Erro Relacionado a Conflitos Específicos do Aplicativo:

    • O conflito geralmente não está relacionado à autoridade ou segurança padrão do servidor, mas a conflitos específicos do aplicativo que não estão definidos no próprio protocolo HTTP.

    • Exemplo: Conflito de controle de versão durante upload de arquivos.

  2. Examine a Solicitação do Cliente:

    • Se o sistema do cliente não for um navegador de rede, o problema deve ser resolvido examinando o que o cliente está tentando fazer.

    • Exemplo: Discutir com seu ISP para entender por que o servidor rejeita a solicitação devido ao conflito.