Apple IIe

que coisa mais linda esse All
acho que o Ricardo contieri é o cara certo para responder essa pergunta
ele é expert em apple ....
estive na casa dele e vi o arsenal 🙂 ! je je je......
Boa tarde. Eu estou bem satisfeito com um kit do Victor Trucco que tem uma controladora de drives e um dispositivo que serve pra usar cartões sd como disquetes.
Eu também sou newbie em apple. Eu usava MSX na época.
O que me incomoda agora é a falta de cor. Lá no site dele tem uma placa que coloca saida vga. Talvez compre uma...
Abraços
Esse foi meu primeiro micro em 1984 e ainda tenho algumas coisas tipo manuais de software.Entrei hj aqui e ainda não sei muito mas criar topicos la nos Downloads eu vou digitalizando e postanto esses manuais.
Postado por: @luizleoBoa tarde. Eu estou bem satisfeito com um kit do Victor Trucco que tem uma controladora de drives e um dispositivo que serve pra usar cartões sd como disquetes.
Um dispositivo pra usar cartoes é uma boa, acho que vai ser a primeira investida.
Eu também sou newbie em apple. Eu usava MSX na época.
O que me incomoda agora é a falta de cor. Lá no site dele tem uma placa que coloca saida vga. Talvez compre uma...
Abraços
Mas ele tem cor, no caso deve ser o monitor P&B, ou incompativel com o formato, porque é NTSC.
Postado por: @edupreviEsse foi meu primeiro micro em 1984 e ainda tenho algumas coisas tipo manuais de software.Entrei hj aqui e ainda não sei muito mas criar topicos la nos Downloads eu vou digitalizando e postanto esses manuais.
Boa! Vai ser legal ler os manuais.
Postado por: @zecahuePeguei este carinha, mas confesso que sou bem newba em Apple II.Quais sugestões de placas pra quem está começando na plataforma vocês recomendam?
Genial! IIe é uma excelente máquina. Ele veio zerado dentro ou tem alguma coisa para iniciarmos?
Minha sugestão é vc tentar rodar o Total Replay, que é uma compilação de jogos para ele, e mais algum que vc escolha e que use dois drivers (como é o caso do Maniac Mansion).
O Total Replay vai rodar praticamente em qualquer máquina que vc tiver, e ele mapeia o hardware que você tem instalado para listar os jogos que funcionam nele.
Assim sendo, minha lógica de hardware seria a seguinte:
1) RAM: Há "dois" tipos de placas de RAM para Apples - sendo que as dos IIe são conectadas no conector chamado "Auxiliar", que fica descentralizados na placa mãe. Almeje ter 128 kb de RAM no mínimo. 64kb dá para o gasto. Mais que 128kb é bobagem - tenho 1 mb e acho que só usei para ramdrive e em brincadeiras. Ramworks é o "padrão" mas existem clones nacionais - novos e antigos - que resolvem seu problema.
2) Emulador de HDs: O Total Replay ocupa incríveis 32 MBs! Um verdadeiro elefante para o Apple II! As soluções baseadas no CFFA (Compact Flash For Apple) são muito boas. A CFFA 3000 é considerada, até hoje, a solução suprassumo do mercado, já acompanhado bem de perto da Floppy Emu - ambas emulam HDs e Floppys, sendo que a CFFA3k é um hardware fechado, a venda só na gringa, e a Floppy Emu não, e acho que tem gente fabricando no Brasil - a Floppy Emu tem umas chatisses de que precisa mexer com a bios da máquina para usar ela na íntegra, também como emulador de HD. Na ausência delas ou de $$ os projetos forkados da CFFA 2, ou até as mais antigas, vão endereçar bem a necessidade do emulador de HD, mas te deixam na mão para floppys. Há implantações mais modernas, com o uso de RPis da vida - e honestamente, nunca testei uma na mão.
3) Controladora de Disquete + Emulador de Drive: caso não tenha alcançado uma CFFA3k ou Floppy Emu, a rota placa de drive (que também existe produção no Brasil) com emulador de disquete também é interessante. Isto te resolve uma boa parte dos jogos que precise rodar, apesar de não interagir com a interface bacana do Total Replay. Há muitos projetos bacanas por aí, sendo que o SDDisk é a mais comum e economica, porém mais limitada, principalmente nas rotinas de escrita, que não são perfeitamente implantadas. Outros projetos, como o WDrive e o próprio Floppy Emu são melhores, mas mais caros. E tb tem soluções com RPi incorporados.
4) Placas de video: se tem algo que toda hora sai coisa nova, são placas de video! Um "disclaimer" aqui: se você tem um monitorzinho de tubo para ele colorido, fique com ele. Já usei uma série de soluções e no final é mesmo um tubo que faz a coisa ficar bonita! O Apple, desde o prímeirissimo modelo, sempre teve cores - e por isso o logo da Apple da época era colorido. O que aconteceu foi 1) uso de monitor verde para cliente corporativo (mais "profissional") e 2) problemas BRABOS de transcodificação para os clones brasileiros. Com relação as placas, existem duas vertentes: uma que captura todos os sinais ANALÓGICOS do micro e converte em VGA ou HDMI, e outra que monitora o bus do micro, captura as escritas de ram DIGITALMENTE e re-sintentiza em um RPi para um sinal HDMI limpinho. De tudo, ainda gosto mais do tubo color mesmo!
5) Placas de som. O grande "padrão" do Apple II é a Mocking Board. A Phasor é uma espécie de Mocking Board dupla. Tanto uma quanto a outra vão te resolver a vida para a vasta maioria dos jogos que suportam placa de som. Estimo que o número esteja na casa dos 100 jogos/aplicações que fazem uso das placas de som - se muito.
6) Aceleradoras: São muito interessantes - todas elas! Algumas aceleram rotinas de basic, e outras não. Tem alguns pontos diferentes sobre elas - algumas são praticamente clones de soluções dos anos 80, como o caso da Ultrawarp, e outras completamente modernas, como é o caso da Fastchip.
7) Portas Seriais: O padrão Super Serial Card (SSC) te dá uma porta RS-232, análoga às COM1 de PC. Com ela, vc pode conectar um Modem Wifi e rodar algumas coisas em Telnet com uma solução WiModem 232, ou ainda alguns projetinhos usando um conversor serial para USB e conectar em um RPi via SSH, podendo deixa o próprio Apple só como um terminal - ou até mesmo só como um teclado para um RPi inteiro. Ha uma placa de rede chamada Uthernet. Eu até tenho ela, mas usei muito pouco. A solução via Wimodem me pareceu mais tranquila/fácil.
8) Joystick: Os originais ou compatíveis com o Apple podem estar pela hora da morte em termos de preços. Construir um adaptador para usar de PC (Game Port) para o Apple não é lá a coisa mais difícil do mundo, se estiver animado. Há trocentos esquemas na internet para seguir, e se calhar, tem alguém vendendo por aí.
Acho que por ai já dá para começar bem!
Com relação as principais lojas/fabricantes, recomendo olhar esses caras aqui - e boa sorte com o bolso:
https://loja.victortrucco.com/apple/ - Fabricante recorrente no Brasil, muito profissional. Há outros no Brasil, mas não conheço site bacana pra compartilhar. Recomendo a placa VGA dele - serve de 3 formas: em slot comum, no slot aux e em piggyback na Ramworks. A SDisk II dele também é BEM ajeitada (tive um dedo lá na hora de desenhar o formato). A interface de disco também é bem acabada. Tem outras soluções que envolvem os RPis, mas nunca abracei nada ali.
https://www.reactivemicro.com/shop/ - Estrela maior no mercado de Apple II. Conseguiu consolidar vários fabricantes, inclusive da CFFA 3k. Além da CFFA 3K, ele tem versões da Mockingboard e a Phasor. Também tem a Ultrawarp, clones de Ramworks e substitutos de fontes como recomendações. Tem um kit de Enhanced, caso o seu micro ainda não tenha um 65C02 como processador.
https://www.a2heaven.com/webshop/ - Este Búlgaro inovou muito nos produtos. Recomendo a FastChip, clones de Ramworks e a VGA dele. Namoro a MegaAudio, mas não encarei comprar para saber se vale o investimento.
https://www.bigmessowires.com/ - Principal fabricante de Floppy Emu, e claro, vende as roms para colocar nos micros aonde forem instalados as Floppy Emus.
https://www.cbmstuff.com/ - Fabricante do WiModem 232.
Bão, acho que agora já dá para começar! E qualquer coisa é só perguntar!
Abs,
RC
- 17 Fóruns
- 48 Tópicos
- 193 Posts
- 0 Online
- 35 Membros